O Papa Francisco acaba de nomear D. Sérgio Manuel Ribeiro Dinis Bispo Ordinário Castrense para Portugal. É de coração que o saúdo e felicito: bem-vindo!
A nossa alegria é imensa pela solicitude pastoral que a Igreja, na pessoa do Papa Francisco, demonstra para com as Forças Armadas e Forças de Segurança; mas o júbilo brota também pela disponibilidade do Excelentíssimo D. Sérgio Dinis para assumir esta missão que tem tudo de evangélico: é, ao mesmo tempo, deslumbrante e exigente; interpelante e interpeladora; feita de dom e de empenho, de gratuidade e dedicação que D. Sérgio, com a graça de Deus e a sua pujante vida espiritual, realizará com o povo a ele confiado.
A circunstância de estarmos já a viver em clima jubilar, centrados na esperança, oferece o feliz contexto desta abençoada nomeação, que se reveste de elevado valor e significado. Tanto mais que o chamamento dirigido à Diocese castrense para a caminhada sinodal e para peregrinar na esperança, terá em D. Sérgio um pastor que caminhará sinodalmente, em comunhão com os Capelães, com os Militares, com os Polícias e com os Civis.
Nossa Senhora, Mãe e Senhora da esperança ilumine o seu caminho.
+Rui Valério, Administrador Apostólico