A Unidade de Ensino, Formação e Investigação da Saúde Militar (UEFISM), do Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA), assinalou no dia 14 de fevereiro, o segundo aniversário da sua criação.

As comemorações iniciaram-se, logo pela manhã, com a celebração de uma missa, presidida pelo Bispo das Forças Armadas e de Segurança, D. Rui Valério, em ação de graças por estes dois anos de vida da UEFISM. O altar e o ambão foram improvisados para a ocasião e o espaço embelezado com a colaboração de toda a guarnição da UEFISM. A missa de aniversário, nas instalações da UEFISM, presidida pelo Bispo das Forças Armadas, começa a ser já uma tradição que se pretende se mantenha por muitos anos.

A cerimónia comemorativa foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Almirante António Silva Ribeiro, tendo contado igualmente com a presença do Chefe do Estado-Maior do Exército, General Nunes da Fonseca, do Comandante do Instituto Universitário Militar, Tenente-general Martins Pereira, do Bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança, D. Rui Valério, do Diretor de Saúde Militar, Major-general Rodrigues Batista, e da Diretora da UEFISM, Coronel Médica Maria Salazar.

No auditório da UEFISM realizou-se a cerimónia militar, com imposição de condecorações a militares daquela unidade, das quais se destaca a condecoração da Diretora da UEFISM com a Medalha de Mérito Militar. A este momento seguiram-se as alocuções do Almirante Silva Ribeiro e da Coronel Maria Salazar.

Neste momento comemorativo foi ainda inaugurada a nova Biblioteca da UEFISM, apresentado o livro “UEFISM – nova unidade do EMGFA, Orientações Estratégicas para o Ensino, Formação e Investigação da Saúde Militar” e lançado o seu vídeo institucional.

A UEFISM está integrada na estrutura orgânica do EMGFA, na dependência da Direção de Saúde Militar. Nesta escola, os militares são treinados para salvar vidas em situações extremas, num modelo dinâmico de formação, com articulação entre os três ramos das Forças Armadas.