Acompanhado pelo Capelão Adjunto para a Força Aérea, P. Joaquim Martins, o Bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança realizou a visita pastoral ao Aeródromo de Manobra Nº 1, em Cortegaça (Ovar), a 8 de Junho.
Recebido à porta de armas pelo Comandante, Cor Carlos Jorge Páscoa, cumprimentou, de seguida, os chefes de secções e outras pessoas amigas desta Unidade, entre as quais o P. Florentino, Pároco local.
Imediatamente depois, celebrou-se solene Eucaristia na qual foram confirmados nove fiéis, oito do sexo masculino e uma senhora. Na homilia, concelebrada pelos referidos sacerdotes e pelo capelão da Unidade, P. Benjamim Silva, D. Manuel Linda estabeleceu um paralelo entre um mundo que aspira à unidade e a proposta cristã de edificar a humanidade como verdadeira família: “Chamados a sermos irmãos em Cristo, mentiremos se não começarmos por criar novas relações, muito mais humanas e sadias, a partir desse núcleo mais originário que é a nossa família de sangue. Mas, evidentemente, não podemos ficar aí: esta noção de família tem de ser transportada para os ambientes onde nos movemos. E aquele que mais nos diz é precisamente o ambiente de trabalho. Caros militares e civis do AM1, então, não se esqueçam: façam desta vossa Unidade uma verdadeira família, expressão visível da família que constituímos com Deus”. No final, um muito bem servido almoço favoreceu a confraternização.
Foi proporcionada ao senhor bispo uma completa visita a esta importante estrutura da Força Aérea, mormente ao muito bem organizado núcleo museológico, às messes, espaços de formação, canil, etc. E não menos importante, foi também o contacto com alunos da Academia da Força Aérea que se encontravam no AM1: alguns a realizar a tese de Mestrado, precisamente sob a orientação do Comandante, e outros que para aí realizaram voos de formação.