Depois de Ponta Delgada, D. Rui Valério encontra-se agora na Ilha Terceira, continuando, assim, a sua Visita Pastoral aos Açores.
Logo à chegada foi recebido pelo Comandante Leal Caneco na Capitania do Porto da Praia da Vitória, dirigindo-se em seguida para o Regimento de Guarnição N 1.
Em ambas as visitas teve a oportunidade de cumprimentar os militares e civis lá colocados, percorrer as diversas secções e assinar os Livros de Honra. O almoço foi oferecido pelo Coronel Jaime Queijo, Comandante do RG1.
A seguir ao almoço ocorreu uma visita guiada ao Forte de São João Batista.
O encontro com os crismandos e a Celebração Penitencial, antecedeu a ida ao Paço Episcopal para um encontro com D. João Lavrador, Bispo dos Açores.
A Eucaristia foi celebrada na capela de Nossa Senhora da Natividade, no Seminário Episcopal de Angra. O Reitor, cónego Hélder Alexandre, recebeu o Ordinário Castrense que presidiu à Cerimónia, concelebrada pelo pe. Matos, pe. Martins e pe. Agostinho Freitas, Capelães Adjuntos do Exército, Força Aérea e Guarda Nacional Republicana e pelos pe. Espínola, capelão da ZMA, pe. Cipriano Pacheco formador do Seminário e pe. José Nunes, formador emérito da casa e antigo capelão civil do RG1. Assistiu ao Bispo o Diácono Fábio Carvalho.
O Seminário de Angra acolhe atualmente 22 jovens e foi nesta “Casa Santa Mimosa de Deus” que, depois da assinatura do Livro de Honra, foi oferecido o jantar, partilhado com todos os seminaristas e seus formadores.
Amanhã será o grande dia no Regimento de Guarnição 1, onde cerca de 60 militares vão receber o Sacramento do Crisma.