
Lamego, 10 de Janeiro de 2025 – O Comando Distrital da PSP de Viseu assinalou, esta quinta-feira, dia 9, o seu 149.º aniversário com um conjunto de cerimónias solenes na cidade de Lamego, focadas na memória, no serviço e na cultura.
As comemorações tiveram início com uma Missa de Ação de Graças e Sufrágio pelos polícias do Comando Distrital já falecidos. A cerimónia religiosa, que decorreu na Igreja das Chagas (igreja da Santa Casa da Misericórdia de Lamego), reuniu um leque de representantes de elevada patente. Estiveram presentes o Diretor Nacional da PSP, Superintendente-Chefe Luís Carrilho, o Comandante Distrital de Viseu, Superintendente Nuno Dinis, o Provedor da Misericórdia de Lamego, representantes da Câmara Municipal local e do Regimento de Infantaria 14, além de oficiais, chefes, agentes e pessoal técnico de apoio do comando.
A Missa foi presidida pelo Bispo de Lamego, D. António Couto, e concelebrada pelo Capelão Adjunto para a PSP, Padre Luís Leal, e pelo Padre Agostinho, que apoia a capelania no distrito de Viseu. Na sua homilia, D. António Couto destacou a missão dos polícias, sublinhando que “cada um deve ser sinal da vida eterna que recebeu como dom de Deus”, sendo os agentes, no seu serviço quotidiano, “um sinal particular desse dom ao serem na comunidade sinal da segurança e da paz”. Os momentos litúrgicos foram animados pelo Coro Juvenil da Sé de Lamego.
Após a celebração eucarística, a sequência dos eventos transferiu-se para os Paços do Concelho, onde se realizou uma Cerimónia Policial que incluiu a destacamento de alguns agentes para novas funções, um ato simbólico que reforça a dinâmica permanente da instituição.
As comemorações do 149.º aniversário terminaram esta sexta-feira, dia 10, com um ponto alto cultural: um concerto pela prestigiada Banda Sinfónica da PSP, no Teatro Ribeiro Conceição, que encerrou com música de qualidade este ciclo de eventos dedicado à história e ao futuro da PSP no distrito de Viseu.







