Os militares portugueses da Missão de Paz no Kosovo regressam mais ricos: deixam a imagem, mas sabem que difundem o culto da Senhora de Fátima nos Balcãs.

O 1BIMec (R) FND/KFOR ao fechar um ciclo de mais de 18 anos de presença militar portuguesa no Kosovo, ofereceu, pelas mãos do seu capelão, uma Imagem de Nossa Senhora de Fátima a Sua Exa. Rv.ma Dom Dodë Gjergji, único Bispo Católico do Kosovo, para a nova Catedral de Pristina.

Esta Imagem estava colocada num altar na capela do Campo Militar de Slim Lines, em Pristina, desde Setembro de 2012 e foi uma oferta do Santuário de Fátima ao Agrupamento Índia que na altura se constituiu como Força Nacional Destacada aqui para estas terras dos Balcãs.

A Rainha da Paz depois de proteger com a sua presença maternal todos os militares portugueses que por aqui passaram, vai agora ficar a zelar pela Paz que, com tanto profissionalismo, empenho e dedicação, os lusitanos ajudaram a construir.

No centenário das Aparições e no mês de Maio este foi um momento emotivo e de muito significado e o coroar de tantas ações que para sempre vão gravar no Kosovo o nome de Portugal.