A1

A igreja da Base Naval de Lisboa, no Alfeite, é uma das igrejas jubilares com «porta santa». Já foi solenemente aberta.

Abertura da Porta Santa da Igreja de Nossa Senhora do Mar

Alfeite 24 de janeiro de 2016

 

Na Bula de 13 de março 2015, o Papa Francisco anunciou: “Decidi convocar um Jubileu Extraordinário que tenha o seu centro na Misericórdia de Deus. Será um Ano Santo da Misericórdia.”

Este Ano Jubilar extraordinário, adita aos que ocorrem ordinariamente a cada 25 anos, iniciou-se a 08DEZ15 com a abertura da Porta Santa da Basílica de São Pedro e encerrar-se-á no dia 20NOV16. Foi instituído como Ação de Graças pelos 50 anos do encerramento do Concílio Vaticano II que ocorreu a 08 Dezembro de 1965

Em Portugal há 151 Igrejas Jubilares com a “porta da Misericórdia” sendo a Igreja de Nossa Senhora do Mar na Base Naval de Lisboa uma das escolhidas. Na nossa Diocese das Forças Armadas e de Segurança além desta, fazem parte, a Igreja da Memória, Sé da nossa Diocese, a Igreja do Campo Militar de Santa Margarida, e a Igreja do Quartel de Lamego.

No Domingo, 24JAN16, a tradicional Missa das 10h00, na Igreja de Nossa Senhora do Mar, começou com a Abertura da sua Porta Santa, estando presentes, os que habitualmente participam desta assembleia dominical, e ainda outros que, neste dia de júbilo, se quiseram juntar à nossa comunidade.

Este momento de júbilo, vivido nesta e em comunidade, quis e quer ser sinal do amor de Deus no nosso meio, em que a sua misericórdia, vem continuamente tocar as nossas vidas com a Sua consolação, perdão e esperança e que se prolongará ao longo desta ano, para todos os que a desejarem receber, também, neste local.

Capelão Licínio Silva

A2