Capelão Nazaré

A Ordem de Serviço Nº 071/HFAR, de 13-04-2016, inseria um extenso louvor ao P. Joaquim da Nazaré Domingos que muito nos alegra transcrever.

CFR CAPEI.AO 71OO1O7 JOAQUIM DA NAZARÉ DOMINGOS

Louvo o 7100107 Capitão-de-fragata Capelão Joaquim da Nazaré Domingos, que assume funções de Chefe do Gabinete de Assistência Religiosa, desde a criação do Hospital das Forças Armadas (HFAR), revelando elevada competência e um extraordinário desempenho no âmbito técnico-profissional. Durante a sua comissão, o Capelão Nazaré tem demonstrado uma extrema preocupação no que diz respeito a humanização do serviço prestado pelo HFAR, quer junto dos doentes, quer com a sua guarnição. Esta humanização assenta numa presença assídua junto das pessoas e num atendimento atencioso e disponível, cooperando em todas as dimensões, em especial a espiritual. Relevo ainda a ação do Capelão Nazaré enquanto interface entre a Direção do HFAR, o núcleo de voluntariado e o Gabinete de Assistência Social que, em conjunto, muito contribuem para a boa imagem deste hospital e para um acompanhamento de excelência, não só dos nossos doentes, mas também dos seus familiares. O Capelão Nazaré tem-se também afirmado como um precioso colaborador no sentido da promoção da interacção entre o HFAR e a Chefia do Serviço de Assistência Religiosa das Forças Armadas. O Capelão Nazaré apresenta relevantes qualidades pessoais, de entre as quais destaco a sua natureza conciliadora e aberta, a serenidade e a ponderação, utilizando-as na excelente interação com outras confissões religiosas, com vista a um melhor serviço espiritual aos doentes e guarnição do HFAR. O Capelão Nazaré tem procurado manter-se atualizado, buscando formação contínua, que lhe tem permitido ser um elemento fundamental, para além das realidades já descritas, na Comissão de Ética do HFAR, que integra desde a sua fundação.

Assim, é da mais inteira justiça dar conhecimento público da ação do 7100107 Capitão-de-fragata Capelão Joaquim da Nazaré Domingos que, com as suas elevadas competências técnico-profissionais, aliadas as suas elevadas qualidades humanas, em muito contribuem para a eficiência, prestigio e cumprimento da missão do HFAR.