Os que promovem a nossa segurança aérea contam também com uma especial «segurança»: a protecção de Nossa Senhora do Ar
Na ER3, de Montejunto
Nossa Senhora do Ar acarinhada pelos militares da Força Aérea
Em 2013, foi solenemente entronizada a imagem de Nossa Senhora do Ar na Estação de Radar Nº 3, em Montejunto. Desde então, por volta do dia 15 de Janeiro, dia da memória litúrgica da Padroeira da Força Aérea, tem-se realizado uma celebração anual. A última, foi a 18/01.
Começou com uma Missa, celebrada na capela de Nossa Senhora das Neves, nas imediações da ER3. Presidiu o Bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança que exortou os presentes a deixaram modelar o seu coração pela ternura de Nossa Senhora, como pede o Papa Francisco neste Ano Jubilar da Misericórdia. Participou a Guarnição da ER3, com o seu jovem Comandante, Cap Júlio Santos, à frente, bem como os capelães da Força Aérea. Associaram-se, também, representantes das Instituições locais: o Pároco, o Presidente da Câmara Municipal de Cadaval, o Comandante Territorial de Alenquer e o Comandante do Posto Territorial de Cadaval da Guarda Nacional republicana, bem como os Comandantes dos Bombeiros Voluntários de Cadaval e de Merceana.
No final da Eucaristia, organizou-se uma procissão até à Unidade Militar com a imagem de Nossa Senhora. Cantou-se, rezou-se e invocou-se a sua protecção. No final, a imagem foi deposta no seu local habitual, como que guarda vigilante do pessoal que trabalha na ER3 e suas famílias.