Como anunciado, no dia 22 de Outubro, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima visitou o Campo Militar de Santa Margarida, sede da Brigada Mecanizada. Com a nobreza que se lhe reconhece, o Exército Português recebeu a Mãe de Deus e Mãe da Igreja com toda a dignidade.
De facto, o Exército estava representado ao mais alto nível: Chefe de Estado-Maior do Exército, GEN Carlos Jerónimo, os três Generais Comandantes das Brigadas, ou seja, toda a parte operacional do Exército (Brigada de Intervenção, Brigada Mecanizada e Brigada de Reacção Rápida), outros militares da BrigMec, Comandantes de Unidades da zona e estrangeiros a participar no Exercício NATO TRIDENT JUNCTURE 2015, incluindo o MGEN Dean Milner, “senior oficer” do Contingente canadiano e Comandante do exercício. A nível civil, marcaram presença a Presidente da Câmara Municipal de Constança, vários autarcas locais, familiares de militares que servem em Santa Margarida, e muitos outros devotos de Nossa Senhora. Presentes, igualmente, o Arcipreste e o clero do Arciprestado de Abrantes.
A Eucaristia foi presidida pelo Bispo das Forças Armadas e de Segurança que, à homilia, estabeleceu um paralelo entre a situação de 1917, na altura das Aparições de Fátima, e a de hoje, para concluir que a conversão do coração para Deus e para os irmãos é que obtém a promessa de que “a guerra vai acabar“, como prometeu Nossa Senhora aos Pastorinhos. E se alguém está interessado em que não haja guerra são precisamente os militares.
É Comandante da Brigada Mecanizada o MGEN Luis Nunes da Fonseca.
De seguida, apresentam-se algumas fotos ilustrativas do evento.