É bem verdadeira esta frase de S. Paulo. Confirmam-na os nosso militares em missão de Paz no Kosovo.

Aproximamo-nos a passos largos da Semana Santa, semana maior para todos os cristãos, na qual se celebra o Mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. Cristo é fiel à Sua Missão e rejeitado pelos Homens despoja-se da Sua vida para a todos eles oferecer a Verdadeira Vida.
Neste contexto um grupo de militares do 1BIMec (R) FND/KFOR quis unir-se aos cristãos de Stublla, uma pequena comunidade católica, para participar na Eucaristia, presidida por Sua Exª Revma D. Dodë Gjergji, Bispo de Pristina e único Bispo de Kosovo, e com eles subir o monte do Calvário, recordando os passos dolorosos de Jesus Cristo desde o tribunal de Pôncio Pilatos até à Crucifixão.
Foi uma experiência única que ficará para sempre gravada nos nossos corações, tanto pela maneira como fomos recebidos, como pelo exemplo de fé que a imensa moldura humana, na sua maioria jovens, nos conseguiu transmitir.
Na verdade, experienciamos in loco a máxima de Tertuliano “o sangue de mártires é semente de cristãos”. Numa terra onde tanto sangue de cristãos foi derramado, sentimos esse mesmo fervor que brota dos seus antepassados, de um passado não muito longínquo, que não tiveram receio de dar a sua vida em defesa da sua fé. Cantamos na Eucaristia, falamos o nosso português ao longo do caminho para o “altíssimo” Calvário, seguindo a Via-Sacra, e fomos presenteados pelos sorrisos e a imensa alegria daquele povo humilde que de braços abertos nos recebeu.
Continuamos, também nós, a cumprir a nossa Missão de Paz, porque a alegria deste povo é a nossa própria alegria e o cumprimento pleno da nossa missão: “POR ÚNICO MÓBIL A HONRA E A DIGNIDADE”.

O Capelão, P. Fernando Monteiro