AcadForçaAerea

Como é seu timbre, também a Academia da Força Aérea realizou a sua celebração pascal. Foi a 18 de Março.

Nela participaram o Ex.mo Comandante, Gen Joaquim Borrego, o Comandante da vizinha Base Aérea Nº 1, Cor Sérgio da Costa Pereira, militares, civis e cadetes disponíveis. Ajudada pelo já conhecido coro desta Academia, a celebração foi simples, mas proporcionou espiritualidade e vivência da fé.

Como é sua preocupação, D. Manuel Linda partiu do contexto do tempo litúrgico para deixar uma palavra de orientação espiritual à comunidade celebrante: “Para nós, o tempo não é todo igual. Distinguimos o Domingo da Segunda, por exemplo, porque sabemos bem do forte valor religioso do «Dia do Senhor». Do mesmo modo, também não ignoramos que este é o tempo mais «forte» do ano religioso. Por isso, aqui estamos, fazendo um ligeiro intervalo nas actividades lectivas, para marcar este tempo com o selo da fé, com o selo de Deus”. E continuou a desenvolver esta ideia à base da capacidade de simbolização da pessoa humana e da ideia de «descolar» da matéria para «voar» até às alturas do espiritual onde se encontra Deus.

No final da celebração, atendendo ao espírito de família e como forma de incentivo das muitas programações que estão a surgir na FA para angariar apoio económico para um militar que está a passar por uma terrível provação familiar com a doença de um filho, o senhor bispo entregou um envelope ao Comandante da BA1 em nome do Ordinariato Militar para Portugal.

Concelebraram o P. Leonel, Capelão desta Academia, e o P. Martins, Capelão Adjunto para a Força Aérea.