Os militares prezam muito duas dimensões: família e fé. Por isso, celebram o Natal como as famílias crentes: presépio, Missa, almoço, confraternização…
FESTIVIDADES DO NATAL NO RI13 VILA REAL
Nesta Quadra de Natal, de tanto significado para crentes como para não crentes, o Regimento de Infantaria Nº13 quis, mais uma vez, mostrar, que o espírito natalício consegue penetrar o “Peito de Aço” dos Infantes do Marão.
Cedo se começou a vislumbrar a vontade de se construir o Presépio, que todos os anos se posta como sentinela a saudar aqueles passam em frente à Unidade.
Dia 18 foi o ponto alto com a celebração da Eucaristia, presidida por Sua Excelência Reverendíssima o sr. Bispo de Vila Real, D. Amândio Tomás, que na homilia não se cansou de exaltar os valores que norteiam as vidas de todos militares: a Verdade, a Justiça, a Solidariedade, a entrega a uma causa. Valores que muitas vezes não se fazem sentir na sociedade onde estamos inseridos. Na Eucaristia estiveram presentes cerca de 200 militares e os funcionários civis do RI13. De sublinhar a grande prestação dos camaradas que se disponibilizaram em fazer parte do Grupo Coral, que, tão brilhantemente, animou a Celebração.
Depois da Eucaristia seguiu-se a tradicional Ceia de Natal: o RI13 reuniu-se à volta da mesa, para que, deliciando-se com os sabores tradicionais nesta época natalícia, se lembrasse que, dentro destes muros, também vive uma família.
É capelão do RI13 o P. Fernando Monteiro.